As pedras têm o poder de tornar os espaços mais elegantes e sofisticados. Um exemplo disso é o mármore. Comum em banheiros, cozinhas, acabamentos e revestimentos, esse material é um clássico. Sua textura e brilho são capazes de dar um toque de elegância a qualquer espaço, interno ou externo.
Existem várias formas e estilos de usar o mármore na decoração. Conheça algumas delas neste texto e inspire-se!
Onde usar o mármore?
Há várias formas de utilizar esse material no seu imóvel: portas, pisos, rodapés, bancadas, escadas, lareiras, cubas, janelas e paredes. Por ser impermeável, normalmente é aplicado em áreas mais úmidas, como banheiros e cozinhas.
Quando utilizado em fina camada nas paredes e recebe iluminação indireta, cria-se um efeito cênico digno de uma obra de arte.
Quais são os tipos de mármore?
O mármore é proveniente do calcário, caracterizado por veios. Possui diversos tipos e cores. Os mais comuns são: Carrara, Perlino, Travertino, Boticcino, Onix, Sivec, Pigues, Crema Marfil, Perlino Rosado, Marrom Imperador e Nero Marquinha.
O acabamento é feito de acordo com o ambiente. Por exemplo, em áreas internas como pisos, escadas e lareiras, o aspecto polido dá um toque especial: o aspecto liso e brilhoso proporciona beleza e requinte. Mas se a sua decoração for mais rústica e desejar um aspecto opaco, opte pelo acabamento levigado, seja para ambientes internos ou externos.
Nas áreas externas, o acabamento pode ser jateado ou flameado (antiderrapante). O apicoado também é uma boa opção para ambientes externos, mas vale para revestimentos de lareiras, lavabos e paredes com luz direcionada. Os acabamentos cristalizados e resinados oferecem polimento e brilho superior, tornando o espaço ainda mais luxuoso.
Como usar o mármore na decoração?
Como já foi mencionado, o mármore pode ser utilizado em diferentes ambientes e revestimentos. Confira algumas ideias que você pode aplicar na sua casa:
- em vasos com plantas charmosas, como a suculenta;
- no box do banheiro, combinando com elementos metálicos;
- na bancada da cozinha, junto à uma faixa na parede (ou nela completa);
- mesas de centro com tampo de mármore e detalhes em cobre;
- em mosaicos artesanais na fachada ou em uma parede de destaque;
- no revestimento do hall de entrada;
- na parede principal da sala;
- em porta-velas para os quartos.
Quais são os cuidados necessários?
A limpeza do mármore é muito fácil e prática. Basta utilizar água, sabão e um pano úmido. Produtos oleosos, corrosivos, ácidos e água sanitária devem ser evitados. Para aumentar a sua durabilidade, proteja o mármore de óleos e gorduras.
Outro cuidado importante é não colocar objetos muito pesados na superfície, pois eles podem quebrar a pedra. E para prolongar seu aspecto brilhoso, faça um polimento a cada três anos.
Viu como é vantajoso incluir o mármore na decoração? Sem dúvidas, ele trará durabilidade, luxo e sofisticação para o seu lar. Esse material também valoriza o imóvel em caso de venda. Com a variedade de tipos e cores que o mercado oferece, não será difícil encontrar um para a sua casa.
Além do aspecto nobre, o mármore torna qualquer ambiente mais bonito e aconchegante. Por isso está sempre entre as tendências da decoração.
Gostou das dicas? Então compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais!